A Importância da Limpeza e Manutenção do Ar Condicionado

A Importância da Limpeza e Manutenção do Ar Condicionado

A falta de manutenção e limpeza no Ar Condicionado pode causar uma série de problemas. Estes podem afetar desde o funcionamento do equipamento e implicar em um maior consumo de energia, e até mesmo favorecer a ocorrência de problemas de saúde como enxaquecas e irritação nas mucosas.

A manutenção preventiva e limpeza adequada ajudam a diminuir a emissão de poluentes no ambiente, diminui o consumo de energia do aparelho, aumentando sua vida útil.

A  relação custo/benefício da realização de manutenção e limpeza do Ar Condicionado é extremamente atraente. Olhando pelo lado empresarial, já pensou na falta de um funcionário causada por um problema invisível, causado pela falta de limpeza e manutenção de um condicionador de ar? Ou até mesmo na sua casa, você ou outro membro de sua família poder estar sofrendo de rinite e/ou irritações constantes pelo mesmo motivo.

Em função das condições climáticas do Brasil, o uso de sistemas de climatização e Ar Condicionado está em constante crescimento. Em virtude deste aumento, o Ministério da Saúde estabeleceu novas exigências com relação a manutenção preventiva e limpeza do Ar Condicionado como: manutenções preventivas mensais e até mesmo o monitoramento dos ambientes através de análises ambientais feitas a cada seis meses.

Mas o que você pode fazer para melhorar a qualidade do ar que respira?

Pensando nisso, a BTU Refrigeração preparou pra você algumas dicas para melhor utilizar seu aparelho de Ar Condicionado:

  • Exija sempre o manual do aparelho, pois ele contém todas as indicações de instalação e uso do aparelho. Leia-o com calma e atenção.
  • O filtro deve ser limpo a cada 30 dias pelo menos, pois quando estão sujos, não deixam que o ar circule livremente, fazendo com que o aparelho não funcione corretamente, causando um esforço maior da sua mecânica elevando ao aumento no consumo de energia. Além do maior consumo, toda a poeira acumulada nos filtros, é repassada a aqueles que respiram o ar do ambiente refrigerado pelo ar condicionado.
  • Mantenha portas e janelas fechadas quando estiver utilizando o ar condicionado.
  • Evite fumar em ambientes climatizados, pois os mesmos estarão fechados, isso prejudica a sua saúde e a de pessoas presentes no local.
  • Fique atento ao termostato do aparelho. Não deixe funcionando no máximo por muito tempo, isso danifica o aparelho.
  • Para fazer a limpeza do filtro, desligue o aparelho, retire o filtro e limpe-o com um aspirador de pó ou com água morna e sabão. Deixe secar e recoloque no aparelho. Não esfregue e nem torça para não danificar o mesmo.

Estes são alguns dos cuidados necessários para manter seu Ar Condicionado limpo e em pleno funcionamento.

Postagem Anterior

Limpeza e/ou Manutenção?

Próxima Postagem

O que é Refrigeração?

BTU Refrigeração

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *