Como acontece a transmissão de calor?

Como acontece a transmissão de calor?

Há formas ou maneiras de transmitir o calor: por radiação, por convecção e por condução veja as 3 formas detransmissão de calor.

1- RADIAÇÃO:

imagem radiação de calorEla se manifesta pelos raios ou ondas de calor que envia o sol através do espaço. Pode haver radiação desde uma lareira, uma lâmpada ou outro elemento muito quente, pois os raios caloríficos são muito semelhantes aos raios luminosos.

Também podemos definir a radiação como a transmissão de calor através de substâncias intermediárias, sem que elas sejam aquecidas. Os raios solares, ao passar pelo ar, não o aquecem mas esquentam os objetos que se localizam ao final de seu trajeto.

2- CONVECÇÃO:

Esta forma de imagem convecção de calortransmissão de calor consiste na transferência de energia de um lugar para outro, devido ao movimento ou circulação do ar, água ou gases quentes. Esta circulação pode ser produzida de forma natural ou artificial.

Exemplos disso são: a geração de correntes de ar em torno de um corpo quente, com um ventilador ou um fluxo de água. Esse líquido deverá ser o agente transmissor do calor. Outro exemplo pode ser um secador de cabelo, pois o calor que ele produz é transferido para o exterior por uma corrente de ar forçada.

3- CONDUÇÃO: É a transferência de calor através de um corpo sólido. Se temos uma vareta metálica e ela é aquecida, o calor passa, por condução,

ao outro extremo da vareta. O mesmo fenômeno de condução de calor pode ser verificado numa panela colocada em cima da chama do fogão. Lembre-se que os metais são bons condutores do calor, enquanto outros materiais têm qualidades totalmente opostas, ou seja, são bons isolantes.

BTU Refrigeração

Comente este Post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *